Fumaça líquida é um condimento feito a partir da fumaça real capturada e condensada para uso culinário, ela é muito utilizada entre veganos e vegetarianos por, supostamente, ser uma alternativa livre de exploração animal. O processo de produção da fumaça líquida envolve a queima de madeiras duras, como as obtidas de nogueira natural, algaroba e noz-pecã. Em seguida, a fumaça e os vapores são condensados e engarrafados. A fumaça líquida para dar sabor aos alimentos também pode ser seca e comercializada em forma de pó.
Gosto
Fumaça líquida é um líquido que tem gosto de fumaça. É usado como um substituto para a defumação com fumaça de madeira, mantendo um sabor semelhante. Pode ser usado para dar sabor a qualquer carne ou vegetal.
Uso
Ela serve para dar aroma, cor e sabor de carne defumada e aos alimentos, tem alguma das mesmas propriedades bactericidas da fumaça real, mas sua utilização principal é como um realçador de sabor.
Consumo
Boa parte dos produtos industrializados vendidos como “defumados” ou com “sabor defumado” (bacon, queijos, etc) são na verdade produtos que tem entre seus ingredientes a fumaça líquida. Na lista de ingredientes provavelmente constará um “aromatizante de aroma natural de fumaça“.
Naturalmente sem produtos de origem animal, o prato originário da região Norte da África se...
Leia mais...Um condimento fundamental da culinária tailandesa, feito com pimenta, açúcar, vinagre e...
Leia mais...O arroz-doce também é comum nas casas árabes, no Brasil nas festas Juninas. Mas esta receita...
Leia mais...Variedade de óleo vegetal obtido a partir da prensagem da polpa dos cocos. O óleo de coco...
Leia mais...Depois de quase três séculos e diversas pesquisas na área, constatou-se que o melaço de...
Leia mais...O molho de pimenta doce (Sweet Chili) é um molho popular entre as comunidades tailandesa e...
Leia mais...