A ervilha é uma planta leguminosa da qual existem mais de duzentas variedades. Originária do Oriente Médio, pode ser cultivada tanto em regiões frias quanto em áreas mais quentes. Rica em fibras, ferro, potássio, zinco, além de vitaminas A,C e E.
Benefícios:
- Fibras alimentares: Possui grandes quantidades de fibras solúveis e insolúveis. Enquanto as primeiras ajudam a controlar os níveis de glicemia e colesterol no sangue, as insolúveis auxiliam no funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, essas fibras proporcionam a sensação de saciedade, auxiliando no controle do peso corporal.
- Desacelera o envelhecimento celular: Também é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento celular precoce e previnem o surgimento do câncer.
- Previne a anemia: Dentre os minerais presentes no grão, encontramos o ferro, já conhecido por aumentar o número de glóbulos vermelhos no sangue.
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares: Uma das funções do potássio, encontrados no alimento, é dilatar os vasos sanguíneos, aliviando a hipertensão arterial e evitando outras doenças cardiovasculares.
- Fortalece o sistema imunológico: A ervilha possui zinco, que é importante para a síntese de células imunológicas e para defesa contra vírus, bactérias e fungos.
- Mantém a beleza dos cabelos e unhas: Em sua composição ainda há o enxofre, importante para saúde dos cabelos e unhas pois é matéria prima para a sintetização da queratina e do colágeno, substâncias que embeleza respectivamente os cabelos e as unhas.
- Ajuda na cicatrização da pele: A vitamina E encontrada na composição da ervilha atua na formação de colágeno, como mencionado acima, e assim favorecer a cicatrização da pele, pois ajuda na formação de fibras elásticas .
- Reduz o estresse: Outro componente é a vitamina C, que é eficiente contra o estresse pois melhora o humor estimulando a produção do triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar.
- Melhora a saúde ocular: A ervilha ainda possui vitamina A, que se é necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz. Além disso, é antioxidante e por isso protege os olhos dos radicais livres, evitando a degeneração precoce dos olhos.
Gosto
Tem sabor adocicado
Usado
A ervilha pode ser usada em saladas, sopas, receitas orientais, canapês, preparos quentes e frios, tortas, suflês, hambúrguer etc.
Mais
Quando são tenras, as ervilhas podem ser consumidas cruas.
Informações Nutricionais
Cálcio
Cobre
Enxofre
Ferro
Fósforo
Magnésio
Potássio
Sódio
Zinco
Vitamina B1
Vitamina B2
Vitamina B6
Vitamina C
Vitamina E
Vitamina K
Tempero líquido obtido após a fermentação de pequenos peixes salgados, especialmente anchovas....
Leia mais...Uma receita muito simples, mas com um punch de sabores. Temos picante, amargo, apimentado,...
Leia mais...É uma sobremesa simples de fazer,fica molhadinha, devido a sua calda que completa o...
Leia mais...Tahine é o nome árabe que se dá para sementes de gergelim moídas. Ela veio da Pérsia,...
Leia mais...É um dos principais ingredientes no Sudeste Asiático, Sul da Ásia, Caribe e norte da América...
Leia mais...Esta receita é para uma ocasião especial, pois agrada a todos. Tem sabores que se complementam,...
Leia mais...