Naturalmente sem produtos de origem animal, o prato originário da região Norte da África se tornou base alimentar da mesa de muitos brasileiros e tem diferentes versões que se
encaixam em qualquer refeição. Nordestino, paulista e até marroquino, o cuscuz é um clássico da culinária brasileira. Versátil, serve de base da alimentação especialmente no Nordeste, onde é muito popular no café da manhã, mas pode ser consumido em qualquer refeição com os mais diferentes tipos de acompanhamentos, doces ou salgados. Com tanta história e referência, o prato típico da nossa cultura, que pode ser resumido como uma massa de milho temperada com sal e cozida no vapor é, por padrão, livre de produtos de origem animal, e pode ser um aliado barato, prático, saboroso e nutritivo para quem busca uma alimentação à base de plantas. Feito no vapor, somente com sal e consumido geralmente no café da manhã, pode ser umedecido com leite de coco ou azeite. É uma receita fácil e comum nas casas e restaurantes regionais.
Ingredientes:
1 ½ xícara (chá) de farinha de milho FLOCÃO (própria para cuscuz nordestino, é diferente da farinha de milho flocada)
½ xícara (chá) de água
½ colher (chá) de Sal
Modo de Fazer:
Numa tigela misture a farinha de milho com o sal. Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer a farinha. Para um cuscuz mais farelento, deixe em textura de areia úmida. Se quiser o cuscuz mais inteiro, parecido com um “bolinho”, pode colocar mais água, podendo sobrar um excesso no fundo da tigela. Deixe hidratar por pelo menos 10 minutos para que os flocos fiquem macios. Coloque água no fundo da cuscuzeira, encaixe o cesto de vapor e coloque a farinha de milho hidratada. É importante não compactar a mistura, pois o vapor vai passar pelos espaços para cozinhar. Tampe e leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver e sair vapor da tampa, fique de olho na mistura e deixe cozinhar por até 10 minutos. O ponto ideal é quando a massa estiver macia. Desligue o fogo e, no próprio prato ou em uma tigela, hidrate a massa com alguma gordura que desejar. Pode ser azeite ou leite de coco. Se precisar umedecer a mistura, utilize a água de cozimento da própria cuscuzeira. Sirva e, se desejar, acrescente outro acompanhamentos, como pedaços de tofu grelhados ou um pouco de açúcar, para uma opção doce.
O molho de soja é um ingrediente culinário milenar chinês feito a partir da fermentação...
Leia mais...“Umeboshi” (“ume” ameixa e “boshi” seca); o umê é originário da China e é normalmente...
Leia mais...Thai Kaeng Kari Kai é um dos pratos mais populares e procurados do repertório de receitas...
Leia mais...A paçoca de carne seca é um prato que se encontra em quase todo o Brasil, herança da tradição...
Leia mais...A moqueca, muqueca ou poqueca é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira...
Leia mais...Além de apreciado como bebida, o vinho é também bastante utilizado na gastronomia, tanto...
Leia mais...